Buscar
  • zagabriahookah

Como preparar o seu Narguile

Atualizado: 20 de jan. de 2021


Ai vai um passo a passo de como preparar o seu narguile para aproveitar aquela sessão com seus amigos! 


Peças de um Narguile • RoshPratoStem / CorpoBorrachas (Rosh, Mangueira e Vaso)VasoMangueira

Confira se você tem todas essas peças antes de começar o preparo.

Rosh

É uma peça de cerâmica ou barro, onde deve ser colocado o tabaco (essência) que será fumado. A essência deve preencher toda a boca do rosh, que deverá ser lacrado com um papel alumínio.


Após cobrir o rosh, esse papel alumínio deverá sofrer pequenos furos na parte que cobre a essência (caso queira, pode ser utilizado uma tag/marcador, que indica onde os furos devem ser feitos), após isso, basta colocar os carvões sobre o papel alumínio. O papel alumínio também pode ser substituído por um controlador de calor, que cumpre com a mesma função. Prato

Durante sua sessão, o carvão que vai sobre o papel alumínio vai acumulando cinzas ao seu redor, essas cinzas atrapalham a queima do mesmo, que por consequência, piora a qualidade da sua sessão. O prato é uma peça de metal que tem a função de segurar as cinzas do carvão queimado.


Stem

Também conhecida como corpo, a stem tem a função de transmitir a fumaça vinda do rosh para o vaso/base e em seguida leva-la até a mangueira do narguilé. A stem possui em seu corpo entradas de ar, que são chamadas de “respiros”.


De forma geral, os corpos dos narguilés possuem 3 tamanhos diferentes, são eles: pequenos, médios ou grandes.


Essa informação é de grande importância no momento da montagem e compra do seu narguilé, levando em conta que o vaso deverá ser compatível com o tamanho do mesmo.


Respiro

O respiro é uma peça essencial do narguilé, ele age como um sistema de trava, quando você puxa a fumaça do narguilé para a mangueira, ele se fecha e faz com que todo o ar/fumaça puxado venha diretamente do seu rosh, que irá trazer todo o sabor do tabaco ali colocado.


Dowstem

Conexão feita entre stem e a água do vaso, é feita por uma peça chamada “dowstem”, que fica acoplada ao corpo/stem do narguilé. A dowstem é uma peça feita em alumínio, que acompanha a stem do seu narguilé. É sempre bom ficar atento com o tamanho dessa peça (e da stem, de forma geral) no momento da compra do seu vaso de narguilé, pois ela irá determinar qual o tamanho ideal de vaso deve ser utilizado.


Vaso

Embora geralmente seja feito de vidro, o vaso também pode ser feito em outros materiais, como o alumínio. É comum, também, que esse elemento seja chamado de outros nomes, de acordo com cada região, os mais comuns são: vaso, base e jarro. Essa peça serve para ser colocado a água que será usada para filtrar a fumaça vinda da stem. Além da água, o vaso também acumula fumaça em seu interior.


Mangueira

Normalmente feitas em silicone ou plástico, as mangueiras tem por objetivo levar a fumaça do vaso até o usuário que irá fumar o tabaco. A mangueira é interligada pela contra piteira, que fica encaixada no corpo do narguilé, onde irá percorrer a fumaça. A outra ponta da mangueira, é encaixada pela piteira, que será onde o fumante irá puxar a fumaça do narguilé.

Finalizando Uma vez preparado o rosh, coloque os carvões 100% acesos e espere alguns minutos antes de fumar para que o carvão esquente bem a essência. Ainda antes de dar a primeira puxada, faça uma rotação dos carvões, ou seja, mude-os de posição de modo que as áreas em que não tinham contato com o carvão agora fiquem em contato.


Espero que tenham gostado das dicas, pois sempre estaremos com novidades. Agora compartilhe com os amigos e boa sessão! Basicamente é isso, Boa sessão!

538 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo